Prêmios VinhoSub30 Brasil 2022, descubra Quais foram os vencedores. Clique aqui

Os vinhos das gerações: Dos Baby Boomers aos Centennials

Dizem que o vinho pode ser apreciado independentemente da geração em que se vive, mas que tem um sabor diferente para cada uma delas. Na Denominação de Origem Manchuela você encontra vinhos de todos os sabores e texturas, para cada ocasião que você escolher, por isso nos perguntamos: que vinho bebe cada geração?

Já mostramos quais são os tipos de vinho da nossa casa, La Manchuela. Hoje damos um passo adiante para que você entenda como cada geração conheceu o mercado do vinho e quais delas deixaram uma marca indelével na memória coletiva.

Os vinhos que cada geração bebe: do branco ao tinto

Com certeza você já ouviu falar de nossos avós, os Baby Boomers ou nossos filhos, os millennials, mas com certeza não parou para pensar nas características de cada geração. Nesta lista, ajudamos você a entender como o vinho se adapta à personalidade de seus entes queridos dentro de sua faixa etária:

  • Baby Boomers: Entre os 57 e os 75 anos está esta geração, que viveu o tempo das grandes vinhas e os costumes tradicionais de épocas como a das vindimas. Preferem vinho tinto ou rosé, focado em encontros familiares, com retrogosto seco ou frutado que lhes permite saborear os sabores por muito tempo.
  • Geração X. No caso da Geração X, que agora estão entre os 41 e os 56 anos, encontramos a maior variedade, pois também experimentaram em primeira mão a evolução do vinho e das vinícolas. Muitos deles trabalhavam a granel e a temperatura de fermentação era desconhecida, pelo que as pessoas desta geração podem desfrutar de todos os tipos de vinhos sem dificuldade.
  • Geração Y (millennials). A faixa etária é muito variada para os conhecidos millennials, variando de 25 a 40 anos. Os primeiros foram atingidos por crises econômicas, o que não lhes permitiu ter tanto dinheiro para comprar vinhos de qualidade e eles têm que se contentar com os baratos. Estes últimos tiveram um certo alívio financeiro e preferem aqueles vinhos que lhes ofereçam novas experiências, como o frisante ou o espumante.
  • Geração Z (centennials). Alguns dos jovens desta geração, dos 18 aos 25 anos, já tiveram experiências com vinho dos pais ou avós. Como regra geral, são pessoas que não têm um gosto definido, mas procuram outras gerações para aprender os procedimentos do vinho. Com a Internet, além disso, têm cada vez mais informação disponível para saber como decorre o processo de fermentação do vinho ou como podem decantar uma garrafa nas melhores condições.
  • Deve ter em conta que estes gostos são apenas indicativos, pois pode haver pessoas mais velhas que apreciam um bom vinho branco e outras de gerações mais novas que são apaixonadas pelo sabor frutado e intenso do vinho tinto. De qualquer forma, não hesite em experimentar diferentes variedades até descobrir a que mais gosta.

    Iniciar chat
    Você precisa de ajuda?
    Olá, como podemos te ajudar?